Efeito das redes sociais ainda é um enigma

Cezaltina Lélis e Maurício Carvalho. Foto: Carolina Câmara

Depois do sucesso da campanha eleitoral de Barack Obama, que utilizou a internet como principal aliada, agora parece que a web também já está sendo pensada como estratégia dos candidatos ao governo da Bahia. Porém, a inserção da internet como facilitadora nas campanhas ainda é tímida.

Segundo o publicitário Maurício Carvalho, da Idéia 3, “houve uma glamurização da internet por conta do caso de Obama”, mas o acesso à rede no Brasil e na Bahia é de apenas 25% a 35% e, portanto, “não vai oferecer nunca um resultado tão fantástico quanto a campanha de Obama”, disse.

Orkut e Facebook

Segundo Carvalho, Orkut e Facebook, as redes sociais de mais sucesso no Brasil e no mundo, respectivamente, são importantes ferramentas para aproximar o candidato do eleitor. Geddel Vieira Lima, por exemplo, candidato a governador pelo PMDB, possui perfil no Orkut, onde se comunica com 631 amigos através de recados e comentários em fotos de suas campanhas.

O político também tem comunidades dedicadas a ele, e participa de uma com 701 membros, onde ele próprio criou um fórum para debater com os eleitores a segurança pública nas cidades e propostas de melhoria.

O PSOL, partido que terá como candidato Marcos Mendes, também vai investir no Orkut. Já os demais candidatos ao governo da Bahia não participam de Orkut e Facebook. Mas existem comunidades dedicadas a Jaques Wagner e a Paulo Souto (DEM) no Orkut.

Dúvidas

Para Flávio Oliveira, editor de eleições do jornal A Tarde, todo dia surge uma novidade e vira febre na internet, “é uma aposta muito grande dos candidatos, mas não se sabe ainda no que vai dar. Qual o papel da internet? As coisas não estão claras ainda”, completa.

O advogado especialista em direito eleitoral Ademir Ismerim diz que a internet é um grande veículo, porém é preciso saber a camada social que ela vai atingir. “Não sabemos como ela será usada e como influenciará os eleitores”, opina.

Já na seara da campanha eleitoral antecipada, cada candidato pode abrir uma página na internet, mas oficialmente os candidatos só poderão pedir votos a partir do dia 5 de julho. E, segundo Ismerim, a multa é de R$ 21 mil por propaganda antecipada.

Hipocrisia

Mas, para Maurício Carvalho, a campanha da internet já começou. “Afinal de contas, o que é a campanha de internet? No momento que o candidato tem Facebook e Orkut, a campanha já está no ar", afirma.

Segundo ele, toda ação na internet tem uma inteligência de marketing por trás. “É uma hipocrisia, o que a gente vive, eles fingem que respeitam a lei”, completa.

Denúncias

De acordo com assessora de comunicação do TRE Cezaltina Lélis, a “legalidade da internet é muito árida ainda. É preciso a prática, as coisas acontecerem, pois qualquer um pode criar um perfil oficioso no Orkut para emitir opiniões".

Cezaltina destacou que “a justiça não pode acionar a si própria” e, portanto, basta qualquer cidadão comum denunciar. Ela pediu para a plateia do Café com Prosa: “por favor, ajudem a Justiça Eleitoral. Viu uma propaganda política no Orkut? Denuncie”.

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