A crescente onda de comunicação virtual invadiu também o cenário político, e está se tornando uma importante aliada para os candidatos.Vale quase tudo na corrida eleitoral. Graças à nova legislação sancionada por Lula, em setembro passado, as redes de relacionamento, como Orkut e Facebook, assim como todos os outros meios de comunicação na internet, podem ser usados em prol das campanhas eleitorais.
De acordo com dados do Ibope - multinacional brasileira de pesquisa de mercado, o Orkut, da empresa Google, tem 73% de alcance da audiência no Brasil, enquanto a maior rede de relacionamento do mundo, Facebook, fica na terceira colocação, com 22% de alcance. As maiores redes de relacionamento do Brasil e do mundo, respectivamente, são ferramantas importantes para aproximar o candidato do eleitor, pois é possível transmitir pensamentos, divulgar promessas e fazer discussões em fóruns. Porém, oficialmente, os candidatos só poderão pedir votos a partir do dia 5 de julho, de acordo com a nova lei, e a propaganda gratuita eleitoral somente dois dias antes das eleições ou um dia depois.
No Orkut, as atualizações podem ser feitas no fórum da comunidade do partido ou do próprio candidato por um moderador, que pode ser a assessoria do político ou ele próprio. O candidato também pode ter um perfil, onde também pode postar fotos e vídeos. Já no Facebook, além de postar vídeos e imagens, as atualizações são instantêneas e aparecem na página de qualquer indivíduo que tenha o político como "amigo".
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