O impresso pautado pela internet nas eleições 2010

O jornalista e editor de política do jornal A Tarde Flávio Oliveira (foto) falou sobre as implicações da internet na pauta do jornal impresso.

Segundo ele, muitas notícias que são veiculadas no jornal impresso são pautadas nas informações da internet e de sites de relacionamento. “O jornal precisa dar conta daquilo que está no twitter, no orkut e nos diversos sites disponíveis na internet”, disse.

Apesar de confirmar a contribuição da Internet como ferramenta, Oliveira ressalta que pautar um jornalista com base nas informações deste veículo pode ser um problema.“Existem muitas falhas nas postagens, porque as agências têm a necessidade de serem as pioneiras na divulgação de determinado assunto e às vezes fazem isso sem checar as informações”.

Agenda do cidadão

Para Flávio, o fato de os meios eletrônicos responderem às ansiedades dos usuários contribui nessa disputa pelo furo jornalístico, mas ele alerta para a necessidade de não esquecer a principal função do jornalista: “pautar-se principalmente na agenda do público”.

Segundo ele, o jornalista só consegue produzir boas matérias se sabe onde estão os problemas para questionar e exigir soluções dos candidatos. “Estamos muito próximos da cidadania e devemos usar essa influência para pautar a agenda do cidadão, forçando os políticos a resolverem os problemas existentes na comunidade”, afirma Flávio.



O jornalista realizou alguns questionamentos sobre a forma de controle das informações no novo meio digital. “Qual é o papel do jornal impresso, da TV, do rádio e agora da internet? A coisa não está clara”, alertou.

Para o editor, é importante que o Tribunal Regional Eleitoral deixe claro como serão realizadas as punições. “Não dá para utilizar os mesmos critérios de punição para Internet e para televisão. São meios diferentes e precisam ter punições distintas”, opinou.

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